GRUPO DE TRADIÇÕES MARAJOARA“CRUZEIRINHO” fundado em 22 de agosto de 1987, com o intuito de trabalhar a criança e o jovem visando a sua integração na sociedade através de atividade sócio-cultural. O objetivo do Grupo, também visa o resgate, a preservação e a divulgação do saber popular das gerações do passado, em especial a Cultura Marajoara, preservando as danças e as lendas do município de Soure Lema: “NÃO DEIXE O FOLCLORE MORRER”
domingo, 25 de abril de 2010
quinta-feira, 22 de abril de 2010
FESTA NO MAIS NOVO PONTO DE CULTURA DE SOURE
Aconteceu ontem dia 21.04.2010 a tão sonhada Inauguração oficial do mais novo Ponto de Cultura do município de Soure, festa realizada pelos alunos das oficinas de música e dança que encantaram a todos com seus gingados marajoara. O PONTO DE CULTURA recebeu como convidados alguns amigos do Cruzeirinho, que fizeram a diferente durante esses 23 anos de Cultura Popular na Região, contaram também com a presença dos representantes da Secretaria de Cultura do Pará-SECULT, Rádio Guaraní do Marajó , Prefeitura Municipal de Soure (Secretário de Administração), (Secretário de Turismo, Cultura e Esporte),
Mestres de carimbó ao lado de alunos das oficinas
SEDE DO PONTO DE CULTURA
Alegria do saber fazer, sendo passado através da dança
terça-feira, 20 de abril de 2010
SESSÃO DE FILME "COLETIVO RESISTÊNCIA MARAJOARA" EM SOURE
A sessão de cinema realizada neste domingo (18 de abril) pelo projeto INOVACINE levou centenas de pessoas ao trapiche de Soure. A projeção encerrou as atividades de mais uma oficina de formação cineclubista realizada pelo projeto. A oficina teve a participação de jovens de escolas, comunidades, grupos de teatro e de projetos como Pro-Jovem e Cavalgar, além de estudantes que participam do programa PIBIC-Júnior, da Fapespa, sob a tutoria da professora-doutora Bete Vidal.
Com o apoio do Ponto de Cultura Cruzeirinho, do Centro de Referência e Assistência Social e da Secretaria de Turismo do Município, a oficina projetou e realizou debates sobre os filmes “Deus e o Diabo na Terra do Sol”, de Glauber Rocha (dia 16) e “O Atalante”, de Jean Vigo (dia 17). Na programação de domingo, estavam os filmes realizados de forma coletiva por jovens através do projeto “Resistência Marajoara”, premiado pela Fundação Nacional de Arte: “A lenda da cobra grande”, “A Festa da cobra”, além de documentários com ativistas e mestres da cultura local, como Regatão, Paulo Alex, Dirlene Silva e Ronaldo Guedes.
De acordo com Cris Penante, uma das realizadoras do Coletivo Resistência Marajoara, e também participante da oficina, o leque de conhecimentos que ela adquiriu serão repassados à comunidade. Ela diz que a “o acontecimento foi bastante importante”. O estudante Miguel Brasil Silva, que também participou da oficina, afirma que o material trabalhado na oficina vai servir como base para um futuro cineclube sourense: “a forma bastante esclarecedora que nos foram repassados os conceitos nos faz vir a refletir sobre os autores e as obras, ou seja, um olhar crítico e social”
Fonte-Fapespa
domingo, 11 de abril de 2010
OFICINA DE FORMAÇÃO CINECLUBISTA- PROJETO INOVACINE
De natureza solidária, com princípios éticos e sem fins lucrativos, as ações cineclubistas promovem a socialização e a inclusão da comunidade, além de fortalecer o espírito coletivo mediante a reunião de pessoas que vêem cinema e falam sobre linguagens estéticas cinematográficas e - a partir destas – refletem sobre as suas próprias realidades políticas e sociais.
Nesse sentido, o Governo do Estado do Pará, por intermédio da Secretaria de Estado de Desenvolvimento, Ciência e Tecnologia (SEDECT), e da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Pará (FAPESPA), em parceria com a Associação Paraense de Jovens Críticos de Cinema (APJCC) dão continuidade ao Projeto INOVACINE-FAPESPA.
Na sua primeira fase, o projeto consistiu em sete sessões realizadas no espaço cultural Ná Figueredo.
Ciente da estratégia de se democratizar o audiovisual, tornando-o instrumento de congregação comunitária e construção da cidadania participativa, propõe-se como um projeto político de marketing cultural institucional que tanto confere visibilidade à Fapespa, à Sedect, ao Governo do Pará, e aos parceiros em geral, por meio de sessões cineclubistas, quanto facilita a criação de uma nova cultura visual comunitária, de forma a que a mesma seja instrumentalizada em favor de uma sociedade mais justa e fraterna.
O objetivo é divulgar a cultura cinematográfica, refletir o cinema ficcional e documental e percorrer com olhos e ouvidos os caminhos e as fronteiras abertas pela cinematografia que se faz na Amazônia.
Itinerância
Nesta segunda fase (Itinerância), que vai de fevereiro a junho / 2010, o cinema brasileiro, o cinema documental e o cinema local continuam as linhas norteadoras das ações cineclubistas que ocorrerão nos Infocentros do programa NavegaPará (Belém e interior do Pará: Santarém, Ananideua, Soure, Marabá, Altamira).
Formação Cineclubista
A novidade é que, além das sessões, o INOVACINE oferecerá um curso de formação cineclubista, no qual serão abordados aspectos históricos e teóricos da arte cinematográfica com o objetivo de formar pessoas numa leitura mais conceitual dos elementos estéticos dos quais o cinema é constituído, de forma a que as mesmas possam estar suficientemente preparadas para dinamizadores de sessões cineclubistas que serão estimuladas nos infocentros.
As sessões do INOVACINE na sua fase itinerante, em função da dinâmica de cada localidade, terão uma regularidade diferenciada, sendo, definidas a partir das articulações que se forem estabelecendo com os parceiros locais, entre eles Infocentros, pontos de cultura, ONGs, etc.
Contatos: inovacine@fapespa.pa.gov.br
Acesse o Projeto de Itinerância do Inovacine
PROJETO FAPESPA INOVACINE -SOURE/PA
Oficina de Formação Cineclubista, realizada pelo projeto INOVACINE no Ponto de Cultura Cruzeirinho, em Soure , sob orientação de Francisco Weyl, Miguel Haoni e Mateus Moura (Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Pará, Fapespa - e Associação Paraense de Jovens Críticos de Cinema, APJCC).
A iniciativa visa o fomento da cultura cineclubista. O INOVACINE é uma parceria entre a Fundação de Amparo à Pesquisa no Pará e a Associação Paraense de Jovens Críticos de Cinema, que desde setembro de 2009 vem realizando ações cineclubistas no Estado do Pará, sendo o principal norteamento do primeiro semestre de 2010 a itinerância no interior do Estado. O projeto já foi em Santarém no mês de fevereiro e tem como rota, depois de Ananindeua, Soure, Bragança, Marabá e Altamira.
PONTO DE CULTURA OFERECE: OFICINA DE FORMAÇÃO CINECLUBISTA
REALIZAÇÃO: PONTO DE CULTURA CRUZEIRINHO
DATA: 16 à 18/04/2010
HORÁRIO: 15:00H às 18:00H (16/04) Sexta-feira
09:00H às 12:00H /15:00H às 18:00H (17/04) Sábado
09:00H às 12:00H /15:00H às 18:00H (18/04) Domingo
APOIO: Prefeitura Municipal de Soure e Secretaria de Turismo, Cultura e Esporte.
Sessões de Cinema no Ponto de Cultura Cruzeirinho nos dias 16 e 17.04.2010 e Estréia no Trapiche Municipal do COLETIVO produzido pelos alunos do PROJETO RESISTÊNCIA MARAJOARA-2009, em 18.04.2010-às 20:00H
quinta-feira, 8 de abril de 2010
OFICINAS GRATUITAS PARA A COMUNIDADE DE SOURE
O PONTO DE CULTURA CRUZEIRINHO FARÁ SUA INAUGURAÇÃO NO PRÓXIMO DIA 21.04.2010, ÀS 17:00hs NA CASA DA CULTURA NO MUNICÍPIO DE SOURE-ILHA DE MARAJÓ. O CRUZEIRINHO OFERECE OFICINAS DE MÚSICALIDADE NAS CATEGORIAS: PERCUSSÃO, CORDA E SOPRO: OFICINA DE DANÇA ADULTO, JUVENIL E CRIANÇA.
Aprendiz da arte e estilo marajoara
Oficina de banjo
Monitores
OFICINAS
PERCUSSÃO, BANJO E PERCUSSÃO- 2010
Oficina de Musicalidade (Terça/Quarta-feira)
Percussão
Horário:17:30hs às 18:30hs
Banjo
Horário:18:30hs às 19:30hs
Violão
Horário: 19:30hs às 20:30hs
Duração: 10 meses
Oficina de Dança Popular (Segunda/Quinta-feira)
Crianças e Adolescentes
Horário:17:30hs às 18:30hs
Jovens e Adultos
Horário:20:00hs às 21:30hs
Oficina de Bordado Marajoara (Segunda/Quarta-feira)
Todas as idades
Horário: 14:30 às 16:30hs
Duração: 03 meses
Assinar:
Postagens (Atom)