quinta-feira, 19 de maio de 2011

LANÇAMENTO DO 3 CD DO CRUZEIRINHO TERÁ PARTICIPAÇÃO ESPECIAL DE NILSON CHAVES




O paraense Nilson Chaves estará em Soure neste final de semana. Ele faz uma visita especial a cidade para o lançamento do CD Carimbó: dança de rara beleza, o terceiro da carreira do festejado Grupo de Tradições Marajoara Cruzeirinho.

Nilson estará na casa de shows Badalauê, na noite deste sábado, 21, cantando seus maiores sucessos ao lado dos músicos e dançarinos do Cruzeirinho.

O grupo estará apresentando ao público as músicas do novo trabalho que, traz três regravações, o xote M da minha mão, o lundú do Preto Juvencio, por sinal uma bela homenagem e o Búfalo, que acabou virando hino dos vaqueiros. O belo nype de músicos do grupo, estará interpretando, ao vivo, os trabalhos que estão no terceiro CD, que, por sinal, já está sendo entregue para quem compra a mesa para assistir ao show, ao valor de 50 reais, dando direito a entrada de quatro pessoas e mais o sorteio de uma potra doada pela fazenda Camburupy, do amigo Alacidinho. Os ingressos de portaria custarão 5 reais.

Nilson Chaves, amigo particular dos membros do grupo, em especial de sua coordenadora, dona Amélia Barbosa, sempre que pode prestigia o Cruzeirinho e, desta vez não será diferente, chega a Soure com a bagagem de quem já gravou 16 trabalhos e conquistou um prêmio Sharp de Música, em 1994, com o CD Não Peguei o Ita. O show será exclusivo. Maiores informações ligue 8272 3011.

Fonte: Dário Pedrosa

segunda-feira, 2 de maio de 2011

LANÇAMENTO DO 3 CD DO GRUPO CRUZEIRINHO "CARIMBÓ, DANÇA DE RARA BELEZA"

    


   O LANÇAMENTO DO 3 CD DO GRUPO DE TRADIÇÕES MARAJOARA CRUZEIRINHO SERÁ NA CASA DE SHOW BADALAUÊ NO DIA 21 DE MAIO DE 2011, MUNICÍPIO DE SOURE-MARAJÓ  E TERÁ A PARTICIPAÇÃO ESPECIAL DO CANTOR PARAENSE NILSON CHAVES.

CRUZEIRINHO PARTICIPA DE HOMENAGEM A MESTRE BIRI






Os produtores culturais de Soure estarão comemorando, neste domingo, 24, o centenário de um dos ícones da cultura local, já falecido, com um grande espetáculo em homenagem ao seu centenário de nascimento.
Raimundo Miranda da Cruz , ou simplesmente Mestre Birí ainda é grande referência dentre todos que promovem a cultura na cidade.

A programação foi dividida em três momentos. O GRUPO DE TRADIÇÕES MARAJOARA CRUZEIRINHO fará sua apresentação com repertório do próprio Mestre Biri. Cada conjunto de carimbó tocará duas obras que faziam parte do repertório do conjunto “Embalo de Soure” ao qual mestre Birí era o coordenador. No início de cada apresentação haverá depoimento dos representantes dos conjuntos, que falarão sobre suas experiências com o mestre. No final, o público vai ser presenteado com uma grande roda de carimbó que será executada por todos os participantes do evento.

Nascido exatamente no dia 24 de abril, Mestre Birí brincava ao cantar que havia nascido no mês da mentira. Seu apelido adquiriu ainda na infância. Músico clarinetista, compositor e cantor, além de pescador, começou as suas primeiras lições na escola de música Centro Musical. Estudou e tocou na banda Lauro Sodré, em Belém. Foi um dos músicos mais importantes dos anos 70 à 90, na cidade de Soure.

Depois resolveu criar seu próprio conjunto para tocar independente. Foi então que surgiu o “Embalo de Soure”, conjunto de carimbó de grande prestígio naquela época, quando se tocava em bailes, festas juninas, pousadas, hotéis e fazendas. O mestre faleceu no dia 09 de janeiro de 1994 deixando um grande acervo musical para ser cultivado por futuras gerações. Uma de suas mais conhecidas obras foi o lundum marajoara com letra que diz: “Quando eu sair da face da terra é que muitos vão comentar”.

O evento tem a realização da AMPAC(Associação dos Moradores do Pacoval) em parceria com a Secretaria de Cultura, Esporte e Turismo de Soure.


Fonte: Dário Pedrosa