A troca de experiências e o encontro de novos caminhos para a promoção do cineclubismo no Pará é o foco do ii DIÁ-logos – Construindo a Jornada de Cineclubistas do Estado, evento realizado durante todo o dia de hoje, 15.05, e que reuniu 33 representantes de cineclubes e organizações da sociedade civil no Instituto Nangetú, em Belém (PA).
Com o apoio a Fundação de Amparo à Pesquisa do Pará (Fapespa), Projeto Cine + Cultura do Governo Federal e a Secretaria de Cultura do Pará (Secult), o evento conta com a participação da Associação Paraense de Jovens Críticos de Cinema (APJCC), Movimento Cultural da Marambaia (Moculma) e outras organizações cineclubistas de municípios como Redenção, Soure e região metropolitana de Belém.
A manhã do evento foi marcada pela apresentação dos representantes de cada organização presente. O discurso da transformação social oportunizada pelo cineclubismo e as principais limitações e perspectivas de efetivação dos projetos estava presente.
A gestora do Instituto sede do encontro, Mãe Nangetú, falou sobre a transformação da visão social em relação à diversidade cultural com a criação do cineclube no Instituto Nangetú.
“O cineclube foi fundamental para a quebra de preconceitos mostrando que nós, que cultuamos a religião afroreligiosa, somos iguais. Quando nos reunimos vejo o desejo de crescimento, a vontade de estreitar as relações e valorizar a importância do fortalecimento da rede de cineclubismo”,argumentou.
A importância do fortalecimento da rede e a abertura para o constante diálogo entre os cineclubes, também foi o discurso predominante do bate-papo entre os outros participantes. O representante do cineclube no município de Redenção “Boca da Mata”, Hélio Amorim, falou sobre a busca por estreitar as relações com a capital.
“A grande preocupação é a questão do interior em relação à capital. Nós do sul do Pará queremos participar de uma rede mais integrada de cineclubistas. É por meio desse diálogo que flui melhor o conhecimento entre o interior e a capital”, argumenta Amorim.
Os II Diálogos também é uma fonte de conhecimento para quem está implantando cineclube no Pará. É o caso do Cineclube Cruzeirinho, no município de Soure, fruto de uma oficina de cineclubismo do Inovacine. A coordenadora do Cineclube Cruzeirinho, Andrea Scafi, explica o propósito de sua presença no evento para efetivação da atividade no município.
“Vim especialmente para esse momento e para o município de Soure o cineclube é uma atividade que está chegando agora, a minha vinda é para trocar experiência e conhecimento e saber dos outros cineclubes o que podemos levar para os moradores de nosso município”, explicou.
Novos caminhos para o cineclubismo paraense - No final da manhã foi proposto a formação de uma comissão para articular a realização da Jornada Paraense de Cineclubes. O objetivo é mobilizar as representações cineclubistas para a criação da Federação Paraense de Cineclubes.
Segundo o coordenador do Inovacine, Francisco Weyl, o valor da ocasião está na oportunidade de fortalecer o movimento, estreitar relações com o Ministério da Cultura, articular a Jornada e criar a Federação Paraense de Cineclubes.
“Nós aproveitamos a presença do Coordenador do Cine Mais Cultura, Rodrigo Bouillet, para uma articulação mais estreita com o Ministério da Cultura, conhecer, discutir e propor políticas nacionais do cineclubismo e do audiovisual”, falou.
O Coordenador de Rede Cine Mais Cultura encerrou em Belém sete reuniões com cineclubistas da região norte. Dessa, forma, disse, pode conhecer a forma como cada estado se organiza e pratica o cineclubismo. Bouillet esclareceu aos participantes do ii Diá-logos quanto às ações do Ministério da Cultura. Ele defendeu que os representantes cineclubistas do Pará devem pensar em diferentes possibilidades para a efetivação das ações do movimento.
“O que foi observado por mim é que somente com organização é que será dado um salto qualitativo no movimento. Os estados estão se organizando, então, realizar encontros como este que vocês estão propondo está no caminho do que o Cine Mais Cultura hoje está discutindo”, finalizou.
© FONTE: Ascom Fapespa
Nenhum comentário:
Postar um comentário